english,   español,   deutsche,   português,   русском,   română,   polsku,   беларускай,  

Encontrar a Rainha

email address

Você Precisa Mesmo de Encontrar a Rainha?

Eu vou dizer que você não tem de encontrar a rainha sempre que abre a colmeia e olha lá para dentro. De facto eu mudei os métodos para eliminar a necessidade de encontrar a rainha o quanto possível por demorar muito tempo. Se há cria aberta havia rainha pelo menos alguns dias atrás. Mas há situações onde precisa mesmo de encontrar a rainha. Troca de rainha sendo a mais provável. Então aqui ficam algumas dicas.

Use o Mínimo de Fumo

Primeiro, não as fumigue muito, se é que fumiga, ou a rainha vai correr e não terá forma de saber onde ela andará.

Olhe para Zonas com Muitas Abelhas

A rainha está usualmente num quadro do ninho que tem a maior quantidade de abelhas. Isto nem sempre é verdade mas se você começa nesse quadro e a partir dele vai procurando nos outros você vai encontra-la nesse quadro ou no seguinte 90% do tempo.

Abelhas Calmas

As abelhas estão mais calmas junto à rainha.

Maior e mais Longa

É claro que a rainha é obviamente mais longa e especialmente o seu abdómen é mais longo mas isso nem sempre é fácil de ver quando há abelhas a subir para cima dela. Olhe para os “ombros” mais largos. A largura das suas costas, aquele pedaço de tórax sem pelos. Estes são todos maiores e muitas vezes você consegue ver num instante a rainha debaixo das abelhas. Por vezes também o abdómen a sobressair quando não consegue ver o resto dela.

Não conte com ela estar marcada

Não conte com a presença da sua rainha marcada. Lembre-se que elas pode ter enxameado e você não apanhou o enxame ou elas podem ter trocado a rainha e assim a sua rainha marcada já lá não está.

As abelhas em volta da rainha agem de forma diferente

Olhe como as abelhas agem de forma diferente em volta da rainha. Muitas vezes há várias, nem todas, mas várias viradas para a rainha. As abelhas em volta da rainha agem de forma diferente. Se você olhar para as abelhas sempre que vir uma rainha vai começar a notar como elas agem e como se movem de forma diferente em volta dela.

As abelhas em volta da rainha agem de forma diferente

As outras abelhas ou estão a andar depressa ou apenas paradas. As abelhas movem-se como se estivessem a ouvir a banda Aerosmith. A rainha move-se como se estivesse a ouvir os trabalhos dos compositores Schubert ou Brahms. Ela move-se de forma lenta e graciosa. É como se ela estivesse a dançar uma valsa enquanto as obreiras dançam ao estilo bossanova. Da próxima vez que você encontrar uma rainha note como as abelhas no geral se movem, como as abelhas em volta dela se movem e como ela se move.

Coloração Diferente

Usualmente a rainha é ligeiramente diferente na cor. Eu não acho que isso ajude porque a rainha usualmente tem cor muito parecida o que a faz na mesma difícil de encontrar através da cor.

Acredite que há uma Rainha

Também a atitude mental faz a diferença quando se tenta encontrar algo, desde as chaves do carro, caçar veados ou encontrar uma rainha. Enquanto você vai olhando aqui e ali pensando que ela não está lá você não a vai encontrar. Você tem de acreditar que as chaves ou o veado ou a rainha está lá. Que você está a olhar para ela e você apenas tem de a ver. E subitamente você vê a rainha. Você tem de se convencer que ela está lá e também de se convencer que a vai encontrar. Eu não sei como explicar suficientemente bem mas você precisa de aprender a pensar dessa maneira.

Prática

É claro que a melhor solução para aprender a encontrar a rainha é uma colmeia de observação. Você pode encontrar uma rainha cada manhã quando se levanta, toda a noite quando chega a casa, toda a noite antes de se ir deitar e não perturba em nada as abelhas. Mesmo assim não lhe dá a prática de achar o favo certo na primeira ou segunda tentativa mas ajuda você a encontrar a rainha. Ter a rainha marcada na colmeia de observação é bom para mostrar a rainha a visitas mas não a ter marcada funciona melhor para praticar a encontra-la. Mesmo se você comprar todas as suas rainhas marcadas você muitas vezes acaba por encontrar uma rainha não marcada que resultou de uma troca natural de rainha.

Black Bees

Você consegue encontrar a rainha?

KTBH Comb Queen

Onde estará a rainha?

Michael Bush

email address

Todo o site Copyright 2004-2018 por Michael Bush

Bush Bees Página inicial