english,   español,   deutsche,   português,   русском,   română,   polsku,   беларускай,  

O Apicultor Prático
Apicultura Natural

beekeeping email address

Fumigue

Não as fumigue demasiado quando fizer a inspeção à colmeia após a instalação do pacote. Os erros mais comuns são:

_ As pessoas têm o fumigador demasiado quente e queimam as abelhas com a sua chama, funciona como um lança-chamas.

_ As pessoas usam demasiado fumo causando pânico em vez de apenas interferir com a feromona de alarme das abelhas. Um sopro na entrada é suficiente. Outro sopro por cima se elas estiverem muito ativas também é suficiente e depois basta ter o fumigador aceso por perto.

_ As pessoas não acendem o fumigador porque pensam que o fumo chateia as abelhas, provavelmente por uma das razões já mencionadas.

_ As pessoas fumigam a colmeia e abrem-na imediatamente. Se você esperar um minuto a reação será completamente diferente. Se você faz algo que não demora muito tempo, como encher alimentadores de quadro ou algo similar é um bom plano fumigar a colmeia seguinte antes de abrir a tampa da colmeia onde está a trabalhar. Dessa forma o minuto vai passar enquanto trabalha na colmeia anterior.

_ As pessoas não fumigam porque têm a ideia que faz mal às abelhas ou não é de alguma forma natural. Só lhes aplicam no máximo um sopro ou dois de fumo por semana. As pessoas fumigam as abelhas pelo menos desde há 8000 anos pois está documentado e a razão para isso é boa. Nada funciona melhor para as acalmar.


"Um único sopro na entrada se o fumante estiver indo bem, ou dois ou três puffs se ainda estiver mal, notifica os guardas que eles não precisam se incomodar em sair se sentirem um pequeno pote. A tampa está rachada e aberta pelo menos em um canto pela ferramenta, então o outro canto é aberto e a tampa é levantada. ele poderia ser levantado sem usar a ferramenta duas vezes, simplesmente erguendo um canto o suficiente, mas isso abalaria mais as abelhas e as excitaria. O desejo é se dar bem com a menor quantidade de jarro e fumaça possível, pois a rainha deve ser encontrada, e muita fumaça ou dissonância fará as abelhas correrem para que a rainha não seja encontrada. Assim que a tampa é levantada, um pouco de fumaça é soprado através dos topos dos quadros, não para dentro da colmeia. Embora seja ruim usar muita fumaça, também é ruim usar muito pouco, pois se as abelhas estiverem completamente excitadas, será preciso mais fumaça para subjugá-las do que para mantê-las em primeiro lugar."--C.C. Miller, Fifty Years Among the Bees

Michael Bush

email address

Todo o site Copyright 2004-2018 por Michael Bush

Bush Bees Página inicial